terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Saiu no Jornal A Notícia > XYZ SDF TARIFA QEPM TI

É isso o que os passageiros vão entender das planilhas da tarifa de ônibus publicadas na internet pela Prefeitura. Dividida em oito páginas, com números e siglas incompreensíveis para um leigo, a planilha de custos do transporte coletivo foi divulgada ontem na internet pela Prefeitura de Joinville.Os dados, encaminhados pelas empresas Gidion e Transtusa, ainda estão sendo analisados pela Secretaria de Infraestrutura. As informações serão usadas no cálculo de um possível aumento da passagem de ônibus, que não é reajustada desde agosto de 2007.

Os empresários falam em 12,2%. A administração municipal cogitou dar a inflação – 9,2%, segundo o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). O prefeito Carlito Merss (PT) só voltará a discutir o aumento depois que o estudo das planilhas estiver concluído.Com a divulgação dos números, o que não ocorreu nas gestões anteriores, a atual administração fala em transparência – há o compromisso de divulgar outras informações, como valores de empenhos, dívidas, arrecadação com multas etc.

Como a planilha não é acompanhada de qualquer explicação, os usuários terão dificuldade para compreender, opinar ou questionar qualquer informação.Não há explicações sobre os números que interferem no valor da passagem. “É claro que simplesmente colocar a planilha ali não muda nada. É preciso humanizar e traduzir esses números”, escreveu o prefeito, em um artigo enviado à imprensa.

2 comentários:

  1. Essa planilha divulgada é da gidion ou da transtusa?
    As duas tem a planilha de custos unificada?
    E a quantidade de passagens, achei pequena para uma cidade como joinville.

    ResponderExcluir
  2. Esta planilha tem cartas marcadas... Auditoria neles... Ei, ainda a Passebus custar 212.000,00 eh meio de mais neh... Mais 103.000,00 Material de Consumo, tão consumindo bem ? auditoria neles.. Gostaria de saber dos Funcionários se eles tem tantos beneficios lá, vou pedir emprego lá... e outras coisas mais que não concordo. Tá meio forçada esta planilha. Auditoria neles.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua contribuição neste debate público. Em breve estaremos disponibilizando a sua opinião. Aguarde!