quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Prefeito discute tarifa de ônibus com movimento popular

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, confirmou para o dia 12 de março, às 17 horas, audiência com integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Coletivo, movimento popular que defende o não reajuste da tarifa do transporte coletivo. A proposta do prefeito é debater o tema com todos os setores da comunidade, ampliando e democratizando a discussão. Além do não reajuste, a Frente de Luta Pelo Transporte Coletivo defende a não utilização de subsídios públicos para baratear a tarifa e a avaliação da planilha de custos pelo Dieese. Desde segunda-feira, a Prefeitura de Joinville disponibiliza em seu site (www.joinville.sc.gov.br) a planilha de custos apresentada pelas empresas concessionárias para justificar o pedido de reajuste. Também foi criado um blog (http://onossocoletivo.blogspot.com) para receber sugestões e questionamentos da população.

10 comentários:

  1. Olhando a planilha disponibilizada verifica-se que os custos apresentados são iguais para as duas empresas, isto é um fato estranho, pois as empresas não são exatamente iguais, tem linhas diferentes, tem ativos diferentes,etc, então cada enpresa deveria apresentar a sua planilha, pois esta não apresenta com certeza a realidade de cada uma. Deveriam sim apresentar a DRE de 2008, (demonstração de resultado do exercício), para ai sim verifricar-mos se há lucro ou prejuizo na operação do transporte coletivo em Joinville. Deveriam também apresentar o que foi doado na ultima campanha eleitoral em Joinville e quanto foi doado para cada candidato.

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  2. Curioso que o Prefeito marque para daqui a 30 dias o encontro com os movimentos populares e, para os empresários, a agenda tenha sido aberta de imediato. Os usuários, que são o fim em si do serviço público, estão colocados em segundo plano. Os concessionários, exploradores do serviço público, tem o tapete extendido a qualquer hora. è justamente este tipo de diferenciação de postura e prioridade que nos faz entender de qual lado está a prioridade. Há que se perguntar qual foi a contribuição de campanha dos concessionários. No entanto, deve-se ter a consciência de quantos foram os votos em favor do prefeito daqueles que normalmente estavam excluídos destes debates ou das decisões políticas.

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  3. 10 anos depois...

    "Prefeito discute tarifa de ônibus com movimento popular".

    Obs: E o monopólio continua...

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  4. O que deveria ser feito mesmo é uma auditoria pública junto as empresas. Essa tabela apresentada não parece corresponder à realidade.

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  5. Prefeito Carlito!!!
    Expor a planilha de custos das concessionárias de transporte aqui em nossa cidade é muito legal, mesmo que seja um tanto quanto difícil para um simples cidadão da periferia conseguir fazer uma analise sobre ela para tecer sugestões, pois demonstrações contábeis ou financeiras por mais simples que sejam o senhor há de concordar que não são assuntos que as camadas populares conversam nas esquinas da cidade, mas lógico que a boa intenção é que vale... parabéns!!!!
    Espero inclusive que esta atitude de expor planilhas se estenda a outros setores do poder publico também, e de preferencia com mínimo de linguagem jurídica e técnica, com informações objetivas e simples....
    Sobre o tema gostaria somente de pedir ao senhor que jamais injete nosso dinheiro nestas empresas, mesmo que esteja “sobrando” pois temos outras prioridades... contudo aceito a idéia de se ceder incentivos fiscais municipais, estaduais e até federais, já que o senhor tem bom relacionamento com o governo federal, porém esses abonos fiscais devidamente atrelados a uma diminuição real do preço final da passagem de ônibus ao cidadão.... alias para manter o serviço de transporte de maneira privada como é aqui o incentivo fiscal talvez seja a única saída para resolver este dilema de preço a curto e médio prazo....
    Espero que o senhor tome uma boa decisão junto aos empresários que também acredito serem honestos e estão sufocados pelos custos e cargas tributarias, talvez seja inevitável um aumento impopular na passagem neste primeiro ano de governo, mas Prefeito Carlito isso não abalara a admiração de todos que conhecem seu caráter e competência na vida publica, o senhor sabe disso... afinal de contas o senhor pegou o “bonde andando”
    Espero mais blogs e afins para comunicação e repostas de nossas colocações, um portal de comunicação popular para também tratarmos de outros assuntos como reforma administrativa, administração regional dos bairros, orçamento regional e participativo para os bairros, transparência, saúde, educação e geração de emprego e renda etc. .... é o que eu espero....
    Deus abençoe a sua gestão Prefeito....abraço forte...
    Leandro F. da Silva
    Bairro Jarivatuba
    leandrojoinville@yahoo.com.br

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  6. Primeiro erro o salario dos motorista de onibus "grande" é de R$ 1150,00 e motorista de micro ganha entorno de 700,00 e todos os funcionarios tem um vale alimentação de R$200, e mais faz anos que não se usa camara de ar nos onibus, na minha opinião o Carlito deveria dar um pequeno aumento e exijir a volta dos cobradores que seria muito bem aceita pelo povo nessa onda de demisões

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  7. AHAHAHAHH', empresários honestos? devem estar de brincadeira, em toda a história dessas empresas privadas que monopolizarão o transporte público eles nunca sairão perdendo em nada, e de honestos eles não tem nem o cheiro, esse aumento da tarifa é abusivo, nossa tarifa já é se não a maior uma das maiores do Brasil, e se bem a população se lembra em seu discurso de candidato o senhor disse que seria o governo da mudança, a nova Joinville, e desculpe-me mas o camarada a cima deve ser mais um conformado que aceita como um animal ao seu dono que os grandes empresários tenham o seu aumento na tarifa para enriquecer mais e mais as custas da população, como é possível acreditar em uma planilha fiscal feita pelo próprio lobo que assola as ovelhas a tantos e tantos ano? É preciso que um observador de fora, neutro, efetue essas planilhas e que as empresas ao contrario do que fazem hoje que é bloquear o acesso a seus custos promovendo a proibição a dados como o custo de materiais como pneus e peças para que apenas a sua planilha que convenhamos só favorece à eles venha a ser publicada justificando um aumento para a população, mas é para encher mais do que já encheu o bolso desses chacais de Joinville, o bonde como o amigo de comentário mencionou sempre tem o freio de emergência para que não se exceda a velocidade e bote em risco a vida de seus passageiros, puxe o freio senhor Carlito e promova a mudança prometida, pois à dez anos o senhor fez o mesmo que a Frente pelo Transporte Coletivo faz hoje, e se o senhor bem se lembra o então prefeito não deu importância às suas palavras e continuou explorando e abusando do povo trabalhador que depende do transporte público para prover o pão e o teto à sua familia, aproveite a oportunidade para terminar o que começou e barre este aumento absurdo primeiramente, e em segundo plano a empresa pública de transporte público, e o Passe Livre Estudantil garantido pela lei nº10.709 de 31 de julho de 2003.

    Os Respeitos ao Exelentissimo Prefeito
    e aos colegas de comentário,
    Viva o governo da mudança,
    e o governo da mudança como
    o próprio senhor prefeito disse
    é Carlito, junto com a população
    e a população quer o não ao aumento.

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  8. Ja estão ajeitando um modo para pressionar o prefeito, o presidente do sindicato do funcionarios das empresas de transporte SR Rubens Muller deu entrevista dizendo que se as empresas não derem aumento para os motorista uma grande greve sera feita em Joinville, pois bem todos sabem quem manda mesmo no sindicato são as duas empresas então se houver uma greve sera a mando delas pois o sindicato é dos funcionarios só no nome, minha opinião é que as duas empresas não estão conseguindo acompanhar o crescimento da nossa cidade esta na hora da entrada de novas empresas, Florianópolis tem mais de 10 empresas Joinville que é a maior do estado só duas " isto é uma vergonha"

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  9. Está na hora de quebrar o monopólio do transporte coletivo em Joinville. Nós que somos a maior cidade do Estado, temos só duas empresas. Florianópolis tem 10. Isso mesmo, Florianópolis tem 10 empresas de transporte coletivo. Todos sabem, por que em Joinville só tem duas empreas.

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  10. Prefeito, leve em conta que o senhor prometeu nao aumentar as passagens. É Melhor se indispor contra as duas empresas do que ver a ira dos eleitores nas urnas. isso se o senhor pretende se reeleger, quem lutou tanto nao vai querer entregar para a mafia novamente.vai.!!!
    esse CARTEL TEM QUE ACABAR EM JOINVILLE.Esse sindicato esta a mando dos Barões do transporte público é um sindicato de fachada.

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