terça-feira, 31 de março de 2009

Estudo técnico para licitação do transporte coletivo começa em julho, em Juiz de Fora(MG)

O início do estudo técnico para avaliação do modelo de transporte público a ser adotado em Juiz de Fora está previsto para julho. As novas empresas serão licitadas em abril de 2010. O cronograma de atividades foi elaborado na tarde desta sexta-feira, 27 de março, na primeira reunião da comissão que vai discutir, elaborar e concluir o edital de licitação. O estudo deve durar oito meses e a empresa que fará a consultoria também será licitada. O edital dessa primeira etapa deve ser lançado no final de abril. A estimativa é de que o custo da contratação gire em torno de R$ 850 mil.
A empresa escolhida será responsável por fazer o levantamento dividido em três pesquisas básicas. A primeira vai levantar os dados numéricos de embarque e desembarque realizados nos principais pontos da cidade. O objetivo é saber efetivamente quantas pessoas utilizam diariamente cada ponto de ônibus.
A segunda etapa vai saber a origem e o destino dos usuários do transporte coletivo. O levantamento vai detectar de onde o usuário saiu para pegar o ônibus e qual o ponto de desembarque mais próximo ao local onde ele quer chegar. A outra parte da pesquisa vai avaliar a velocidade de corredor e verificar as condições físicas dos pontos de ônibus ao longo dos principais corredores.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, o estudo vai propor um novo modelo de operação e qualidade do transporte público na cidade. "Vamos trazer novamente a questão da troncalização. Saber se o modelo de transporte troncalizado é o melhor e, se for, como deve ser concebido efetivamente. Temos que ver por qual motivo o modelo não deu certo em Juiz de Fora, já que funcionou em outras cidades", explica.
O secretário defende, ainda, a manutenção do sistema dividido por áreas. Ele acredita que a empresa ou o consórcio de empresas que atuam separadamente em regiões específicas da cidade pode baratear o serviço. "Esse é o modelo que vem sendo utilizado."

Modelo tarifário também será estudado

Com o estudo, espera-se que a PJF consiga mensurar melhor a questão das gratuidades das passagens. Atualmente, cerca de dez milhões de usuários são transportados todos os meses pelos ônibus do transporte coletivo municipal. Porém, 20% desse total tem acesso livre às catracas.
O trabalho da empresa que fará a consultoria também passará pelo modelo tarifário. Segundo Márcio Gomes Bastos, o estudo não vai definir um novo valor da passagem. "Uma coisa é calcular o valor, outra é definir como deve ser a política tarifária."
Hoje, o valor das passagens de ônibus é calculado através de uma planilha estabelecida por decreto municipal. O novo estudo pode propor a alteração para um valor pré-fixado, corrigido em função da variação de indicadores econômicos que levem em consideração os custos com transporte público.
Ainda não há uma nova reunião prevista para os trabalhos da comissão de licitação. No dia 2 de abril, o grupo deve apresentar ao prefeito Custódio Mattos o cronograma definido nesta sexta-feira(27). Além de Bastos, formam a comissão o procurador Geral do Município, Gustavo Henrique Leal Sant'ana Vieira, a presidente da Comissão Permanente de Licitação, Lúcia Maria Tarchi Crivellari, a secretária de Fazenda, Maria Helena Leal Castro e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Luiz Zuchi Conceição.

Guilherme Arêas - Repórter /Acessa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição neste debate público. Em breve estaremos disponibilizando a sua opinião. Aguarde!