terça-feira, 31 de março de 2009

Trigo encaminha questionamentos às empresas de transporte coletivo

As empresas permissionárias do transporte coletivo de Joinville devem prestar informações mais detalhadas sobre a planilha dos custos dos ônibus na cidade. O questionamento foi encaminhado nesta terça-feira (31) pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Nelson Trigo, às empresas Transtusa e Gidion. O objetivo é sanar dúvidas em relação aos diversos componentes que integram o documento disponibilizado pelas empresas, bem como atender às solicitações publicadas no blog do transporte coletivo (http://onossocoletivo.blogspot.com), criado pela Prefeitura como espaço democrático para a participação popular.

Na Secretaria, o assunto está sendo analisado por profissionais da área desde o início do ano. Contudo, para entregar um trabalho prezando a responsabilidade com as informações a serem divulgadas, os técnicos elaboraram diversas perguntas para dar continuidade à análise do custo do passageiro transportado. As respostas servirão para respaldar a decisão sobre o pedido de aumento das empresas operadoras de transporte coletivo urbano na cidade.

Os técnicos da Seinfra solicitaram que a apresentação dos questionamentos seja feita de forma digitalizada - sempre que possível - para proporcionar a transparência na discussão também junto à comunidade. Acompanhe as perguntas encaminhadas às empresas:

* Passageiros transportados: qual a movimentação dos passageiros transportados de seus respectivos Sistemas de Informações Operacionais, classificados por tipo de passagens, no período de janeiro/2008 a março/09 (inclusive). Solicitação do extrato diário, completo, dos dados descarregados dos veículos relativo a março/09. Qual a produção quilométrica mês a mês, no período de janeiro/2007 a março/2009 (inclusive).

* Distância percorrida por linhas: planilha indicando qual a distância percorrida por todas as linhas e o número de viagens realizadas de ida e volta, para dias úteis, sábados e domingos e feriado, relativas a março/2009 (após aimplantação de todas as mudanças realizadas), com as respectivastotalizações.

* Recursos humanos: planilha completa por empresa e por categoria(diretores, gerentes, administrativos, motoristas, bilheteiros, porteiros, fiscais, manutenção e outros) em ordem alfabética com: nome, data deadmissão, salário-base, número de horas extras em 2008, número de dias em atestado médico em 2008, número de dias de falta ao serviço em 2008 e último período de férias.

*Recursos humanos demitidos: planilha com número de demissões e admissões, por categoria, realizadas anualmente desde janeiro de 2005.·Plano operacional: comprovação da frota operacional utilizada, contendo,o veículo, as linhas, os horários e a escala de pessoal, da primeira semana de março de 2009.

* Encargos sociais (mensalistas): comprovação e justificativas dos encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento.

* Benefícios sociais: comprovação das despesas pagas com benefícios sociais, não incluídos como encargos sociais, por categoria, incidentes na folha de pagamento, relacionando os benefícios e respectivos valores pagos em 2008.

* Seguros: comprovação dos diversos valores pagos em seguros no ano de 2008.

* Notas fiscais: cópia das últimas notas fiscais de compra de veículos, pneus, óleo diesel e lubrificantes.

* Índices de consumo da frota: relatório para cada equipamento emutilização (motor + chassi) baseados nas informações de fabricantes e/ou institutos de aferição.

* Despesas diversas: detalhamento das despesas referente aos serviços terceirizados (Passebus), treinamento, assessoria técnica e despesas gerais.

* Bilhetagem eletrônica: demonstrativo dos investimentos realizados ano a ano.

* Receitas antecipadas: detalhamento (histórico) do número de passagens adquiridas antecipadamente através do vale transporte e recarga de cartão.

* Fretamentos: detalhamento completo indicando os recursos humanos(diretores, gerentes, administrativos, motoristas, bilheteiros, porteiros, fiscais, manutenção e outros) com respectivos salários, a frota de veículos, as linhas com distâncias percorridas e número de passageiros atendidos. Demonstrar o custo por quilômetro.

Um comentário:

  1. Que bom que a Seinfra solicitou informações mais detalhadas as empresas sobre a planilha, afinal quase ninguém entendeu o que dizia nelas. Só espero que seja comprovada a veracidade das respostas das empresas, como por exemplo, o indice de consumo da frota, me parece um exagero os números apresentados na planilha.Agora, independente da decisão a ser tomada sobre o reajuste ou não da tarifa, já é hora de começar a cobrar as melhorias que o sistema precisa. O serviço oferecido continua bem ruim, há queixas em todos os cantos da cidade.

    Att.

    Mauricio Mayer

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