No dia 1º de dezembro de 2008, Fortaleza completou 4 anos sem aumento da tarifa de ônibus. Desde a implantação do Plano Real, há 14 anos, este é o maior período de congelamento da passagem dos coletivos. A estabilidade conquistada até aqui é fruto da priorização do transporte público e do acesso dos cidadãos ao sistema, que é conduzida pela Prefeitura de Fortaleza e que tem apresentado resultados positivos tanto para o sistema em si como para os usuários
*A tarifa única está em R$ 1,60 para os dias úteis e R$ 1,00 para os domingos.
Um dos mais importantes ganhos tem sido a recuperação da demanda de passageiros transportados, que é o número de pessoas que utilizam os ônibus anualmente. De 2005 para cá, já houve um aumento de 20% desta demanda, contrariando a tendência de queda dos anos anteriores.
Como a tarifa subia consecutivamente, cada vez menos pessoas andavam de ônibus. Hoje, ao contrário, somente em outubro último, 5.250.439 pessoas a mais utilizaram o transporte por ônibus, comparando-se com o mesmo período de 2004. A projeção para o ano é que 301.762.723 usuários se desloquem pelo sistema, contra os 255.915.812 de quatro anos atrás.
Essa recuperação de demanda foi possível graças a uma política de incentivos fiscais, iniciada pela administração municipal. Em 2006, a prefeita Luizianne Lins, numa iniciativa inédita em Fortaleza, reduziu de 4% para 2% o Imposto Sobre Serviços e Mercadorias (ISSQN) que incide sobre o transporte público. O imposto é um dos componentes de repercussão no preço final da passagem de ônibus e sua redução foi fundamental para a estabilidade naquele ano e no seguinte. No primeiro semestre de 2008, foi a vez do governo estadual reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que também incide sobre o setor. Após compromisso assumido com a Prefeita de Fortaleza, o governador Cid Gomes diminuiu de 17% para 8,5% o imposto, o que foi mais um incentivo para que a tarifa permanecesse estabilizada.
O resultado é que hoje, segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Fortaleza é a capital com a menor tarifa de ônibus da região nordeste, ao lado de Teresina, no Piauí. No cenário nacional, Fortaleza tem a quarta menor tarifa dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Renovação da frota. Para acompanhar o crescimento da demanda, foram precisos investimentos na renovação da frota de ônibus. Para isso, Etufor, órgão da Prefeitura que gerencia o transporte público, estimulou as empresas de ônibus a adquirirem veículos novos como forma de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros. De 2005 para cá, há foram incorporados à frota 815 ônibus, que substituíram veículos com idade avançada. Por causa desse investimento, hoje a frota de Fortaleza apresenta idade média de 4,8 anos, índice considerado muito bom no contexto da engenharia de transportes.
Fonte: http://gollnick.blog.terra.com.br/2009/02
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Que ótimo... é nesse preço que o prefeito vai chegar??? quando vai baixar para R$1,80, como a proposta abraçada do deputado Kennedy?
ResponderExcluirIsso prova que um bom planejamento, avaliação de custos e retorno sobre o serviço implantado ainda funciona no nosso País.
ResponderExcluirUm pouco de vontade, estudo, pesquisa e uma boa pratica de adequações de contas pode ser uma saida para não transformar nosso coletivo em serviço de luxo!!