quinta-feira, 5 de março de 2009

Secretário esclarece dúvidas sobre planilhas do transporte coletivo

Joinville (04/03/2009) - O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Joinville, Nelson Trigo, compareceu na tarde de terça-feira (3), no plenarinho da Câmara de Vereadores, atendendo à solicitação da Comissão de Finanças, Orçamento e contas do Município. O objetivo da visita foi sanar as dúvidas da comissão em relação às discussões sobre o pedido de aumento das empresas operadoras de transporte coletivo urbano.
O secretário explicou ao vereadores, que compõem a comissão, que os estudos estão sendo feitos de forma responsável e com toda lisura e transparência que o procedimento requer. "Estamos ouvindo a população através do blog criado (www.onossocoletivo.blogspot.com) e tornamos pública a planilha. Nossos técnicos também estão levantando alguns questionamentos que precisarão ser esclarecidos pelas empresas."
Trigo também relatou que as planilhas são de difícil compreensão e pediu que a Câmara de Vereadores e a população contribuam com a discussão intensificando os questionamentos sobre a planilha. "É preciso que os munícipes que não entendam os dados, que constam no documento, procurem pessoas próximas que tenham algum conhecimento contábil para interpretar as informações", solicitou o secretário.
Indagado pela comissão sobre um prazo para o anúncio da decisão, contrária ou favorável ao aumento, Nelson Trigo disse: "Será o prazo necessário para a conclusão das analises e estudos".
Acompanharam o secretário, a diretora executiva da Seinfra, Carmelina Barjona, e o gerente da Unidade de transportes, Ruben Nermann.

6 comentários:

  1. Bom Dia!

    Sou cidadão Joinvillense, nascido e criado nesta querida cidade. O que vou comentar neste espaço, não será de bom grado a maioria da sociedade, porém é a realidade. Qual outra cidade possuimos a opção de andar a cidade toda, de norte á sul, leste á oeste pagando apenas uma passagem? Digam-me? Qual outra cidade podemos pegar 50 linhas de ônibus ou mais pagando apenas uma passagem? Se quisessemos pderiamos passar o dia andando de ônibus pagando apenas uma tarifa! Oras! Transporte coletivo de qualidade, motoristas bem capacitados, andem de ônibus em outras cidades e vejam a diferença. Em são-Paulo, motorisas de ônibus não param em pontos onde se encontram idosos, pois eles perdem muito tempo para embarcar, você já viu isso em Joinville? Gente, o diesel aumentou mais de 200% em 3 anos e o reajuste salarial da categoria foi 7% somente no último ano! Existem uma imensidão de gastos para manter o nível do transporte coletivo. falhas? acontecem é claro, mas me digam um serviço que não tenha falhas? Vai de cada cidadão apontar as falhas e colaborar para resolucionar, não basta apenas criticar. Ando de ônibus diariamente e sou afavor do aumento da tarifa, pois saio todo dia de Itinga, para trabalhar em Pirabeiraba e pago por isso miseros 2,05, se fosse de moto, que é "mais economico" gastaria 2,57! 0,52 centavos a mais! só para ir! caiam na real! Vivemos em um país livre e não em um território comunista!

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  2. Esse cara deve ser de um dos próprios empresários. É o fim da picada

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  3. eu adoro ler frases como essa "Vivemos em um país livre e não em um território comunista!"

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  4. Vou fazer alguns copmentários acerca do que o ZINCO disse, mas antes é importante lembrar o que foi prometido na campanha política, pois isto foi amplamente debatido e mostra que o tema sempre esteve na mente de todos os eleitores, especialmente so que necessitam do transporte.

    O que eles prometeram

    DARCI DE MATOS: Reduzir a tarifa de ônibus para R$ 1,85 nos dias de semana e R$ 1 nos sábados à tarde e domingos

    KENNEDY NUNES: Aplicar R$ 6 milhões do orçamento em subsídio para a tarifa de ônibus ser reduzida para R$ 1,80

    CARLITO MERSS: Incorporar propostas de campanha de Kennedy Nunes, entre elas, adotar o subsídio para baixar o preço da tarifa

    O QUE ELES DISSERAM

    DARCI DE MATOS: A partir de 1º de janeiro a passagem de ônibus custará R$ 1,85. Pode confiar.

    KENNEDY NUNES: Vou tirar R$ 5 milhões da verba de gabinete para subsidiar a tarifa. A passagem vai custar R$ 1,80.

    CARLITO MERSS: Vou adotar o subsídio para baixar o preço. Faremos o que o Dario, o Kassab já fazem.

    Pois bem. A campanha tratou muito do custo do transporte pois ele já era, naquele momento, um problema. Joiville despontou nos últimos dois anos como a cidade com maior tarifa entre as de seu porte.

    Agora ao ZINCO: Cerca de 560 cidades no Brasil tem sistema integrado e passagem única, semelhante ao de Joinville, ou seja, nelas vc também anda o dia inteiro de Norte a Sul de Leste a Oeste. Quase todas tem sistema de bilhetagem eletrônica (dados da ANTP) e mesmo assim Joinville é a atarifa mais cara. 67 cidades do porte de Joinville já tem ônibus com piso baixo e ar condicionado. Aqui, quando foram retirados os cobradores por conta da bilhetagem (reduzindo a despesa de pessoas equivalente a 800 funcionários), a passagem não abaixou. Quando criaram os corredores de ônibus, a passagem não abaixou; quando retiram o Pega Facil, a passagem não abaixou; quando retiraram linhas troncais e a Linha Direta, a passagem não abaixou; quando deixaram de investir em ônibus Padron (motor trazeiro e menos poluente) e trazer de volta os caminhões encarroçados (motor dianteiro e 23% mais baratos), a passagem não abaixou. Os "miseros" 2,05 multiplcados por 26 dias (média apurada por usuário para duas viagens diárias), passam a representar 11% do salário mínimo. A propósito, a sua passagem do Itinga até Pirabeiraba, quem paga a diferença do custo são os passageiros que fazem viagens mais curtas (agradeça a els a não as empresas de ônibus) e, portanto, este exemplo é o extremo e não a média. A "imensidão de gastos" que faz o sistema funcionar esta expressa numa planilha e é possível saber que isto está sendo régiamente remunerado. Por exemplo: Vc sabia que o usuário paga na planilha um valor que deveria ser investido em novos ônibus (itens depreciação e remuneração de frota) e isto não acontece na proporção devida? Para onde vai este dinheiro? Vc sabia que o índice de consumo de óleo diesel utilizado na plnailha é muito superior ao consumo real pois a tecnologia dos motores atuais e os novos materiais mais leves das carrocerias reduziram o consumo e, o índice de consumo da nossa planilha não considera isto? Para onde vai este dinheiro?
    Esta história de comunista é papo furado. Paises europeus em alto estágio de desenvolvimento cuidam de seu sistema de transporte e fazem gestão para que o custo seja acessível ao cidadão, cuidadndo a mobilidade das pessoas e nao apenas dos ganhos das operadoras. O óleo diesel em Porugal Por exemplo: Em Portugal, na cidade do Porto, um estudante compra um passe mensal que lehe dá direito a andar no sistema livremente e paga tarifa reduzida em 40% a título de fidelidade e incentivo. SE vc usar o sistema diáriamente poderá comprar um cartão mensal que lehe é oferecido com 15% de desconto da custo da tarifa. Lá no Porto, todos os ônibus são movidos a gás ou biodiesel. todos são piso baixo, todos são climatizados, todos tem motoristas altamente treinados e o sistema de transporte da ao usuário informaçoes precisas de horários e atendimento. O transporte funciona 24 horas. O custo do óleo diesel em Portugal é equivalente R$ 3,68, ou seja, 86% mais caro que aqui. A remuneração do motorista é 443% maior alta que aqui. O ônibus em Portugal custa 280% mais do que aqui e a passagem custa, em reais, 156%. Porém, se analisarmos os custos dentro da nossa realidade e da nossa planilha, a passagem seria praticamente equivalente em valor, porém com um serviço absurdamente mais qualificado. Este sim pode ser um exemplo de transporte de qualidade. Vc ZINCO, não sabe o que é transporte de qualidade, posso lhe afirmar. Se quiser conhecer o sistema do Porto acesse: http://www.stcp.pt/pt/home/principal.htm

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  5. Todo cidadão tem seu direito de se espressar, más dizer que se deve autorizar o aumento é brincadeira, temos outros meios para análise não foi só o combustível que aumentou!!!! pergunto porque a empresa não utiliza outros recursos para baratear o custo do km rodado, cumulo é pagar um litro de diesel p/ andar 2 km. O cidadão terá que pagar todos os aumentos por uma inificiencia do setor de engenharia econômica da empresa vamos usar criatividades para melhorar as performa-se deste custo. Todaas as empresas estão trabalhando neste caminho devido a concorrencia chinesa e indiana; ou deveremos chamar eles aqui para nos demonstrar.

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  6. Planilha
    Muito interesante a demonstração desta planilha para a comunidade, lembra-me do trabalho de monografia da faculdade a qual fiz; não era tão complexa.
    Más para leigos entenderem será impossível, deverá ser mais detalhada para melhor entender.
    Este custo de R$ 4,26 por km rodado realmente é muito caro, quais os projetos desenvolvidos pelas equipes internas para baixar custo, exemplo: pneus, combustível, lubrificantes entre outros.
    Más como todo setor o custo do motorista atinge 50% realmente é uma mão de obra qualificada e não tem como substituir devido que ônibus não tem piloto automático.
    Pneus daria para ver outra performa-se, custo do recapado do próprio pneu novo (fabricante) qual o mais em conta.
    Combustível porque não utilizar o GNV, lubrificantes existe inúmeros, ver a possibilidade do sintético entre outros.
    Referente ao bilhete que a empresa estará mudando de papel para plástico e recolhendo automaticamente para evitar fraudes. este item e elogiável (parabéns a empresa) por esta iniciativa.
    Criação de corredores centrais melhorou o deslocamento isto na planilha não entrou.
    Buscar solução com fabricantes de motores como menos emissão de poluentes, mais econômico no consumo de combustível e lubrificante; devido que um litro de diesel para cada 2 km rodados e consumo exagerado. Trocar somente carroceria não é o bastante deveria incluir a troca do motor. Todo o empresário tem o direito e o dever de solicitar aumento em seu produto colocado para o consumo, basta nós consumidores aceitar ou não. Digamos que o transporte é eficiente más não deveria estar como a situação no final dos turnos das universidades como latas de sardinha, acima da capacidade de segurança p/ o transporte.
    Este é o momento ideal para levantar uma licitação de novas empresas de ônibus, vans ou incentivar realmente a utilização das bicicletas.
    Parabéns a todos os envolvidos na discursão sobre esta famosa planilha que não saia da gaveta do SEINFRA e da gaveta do Prefeito a empresa acho que não tem culpa até que prove o contrário.

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